CoreanoDestaque Principal

Komah, cozinha coreana feita com o carinho que ela merece

O restaurante de Paulo Shin, que ajudou a colocar a cozinha coreana no mapa

Informações
Cidade: São Paulo, SP
Endereço: Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378, Barra Funda

Por Claudia Esquilante

 Fotos Ricardo D'Angelo

A cidade de São Paulo, em um trecho um pouco esquecido da Barra Funda, ganhou um restaurante que representa um pedacinho da Coreia. Trata-se do Komah, de ambiente despojado, jovem e de salão pequeno e que serve a comida tradicional coreana.

Continua após o anúncio

No comando está o chef Paulo Shin, descendente de coreanos, que passou por casas como D.O.M. e Sanpô. Aqui, ele adota um estilo próprio, com pratos instigantes, diferentes dos que temos encontrado. Talvez não seja uma casa para ir semanalmente, se não somos coreanos, mas quando o fizermos saberemos que vamos sair felizes. Isso pois motivos não faltam: lugar agradável, atendimento superatencioso e comida que agrada ao paladar e conforta a alma.

Para começar, pedimos o banchan set, com quatro acompanhamentos, que podem ser folhas de samambaia, cogumelos shimeji e outros vegetais, e o kimchi – feito com acelga, que passa por um processo de fermentação e ganha a companhia de pimenta, alho e sal e outros condimentos.

Na sequência, são obrigatórios o yukhoe, steak tartare com gema curada e pera asiática, em que apenas a carne poderia vir menos gelada. E também a pancetta assada e glaceada com molho apimentado que deve ser “embrulhada” em folhas variadas, vindas da horta do chef. Uma combinação delicada e marcante ao mesmo tempo, com a carne suína vindo perfeita em sua cocção. Por fim, prove o galbi jim, costela bovina braseada com molho shoyu e gengibre.

Com essas escolhas – todas para compartilhar, por isso, nossa sugestão é ir em grupo –, você já estará bem satisfeito, mas não poderá ir embora antes de provar a omelete. Cremosa e extremamente saborosa, ela vem escoltada por salada verde e revela que o simples quando bem-feito é memorável.

As sobremesas são feitas pela confeiteira Marilia Zylberstajn. Para beber, o chef serve um suco de maçã muito bom e, para os alcoólicos, o magoli, bebida suave, fermentada de arroz.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo