Destaque PrincipalReceitasReportagensSobremesas

Para fazer com crianças: panquecas doces

Também chamadas de pancakes, as panquecas doces são fáceis e rápidas de ser feitas e garantem a diversão da criançada na cozinha

Confesso que eu não lembro muito bem aonde peguei essa receita de panquecas doces. Mas sei que foi uma das minhas primeiras aventuras na cozinha, então deve ter sido em algum recorte de jornal, revista ou livro (risos). Afinal, além de sempre ter amado pancakes no café da manhã, essa receita é muito fácil e fica pronta em minutos. Não é a toa que este é o “lanchinho da madrugada” em muitos filmes. Além disso, é perfeita para fazer com crianças.

Os ingredientes são simples, daqueles que costumamos ter em casa. Ah, e a melhor parte é que suja pouca louça. Isso porque você vai precisar de um bowl, um fouet e uma frigideira, além do prato onde irá servir depois.

Ingredientes
  • 1 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 ovo e uma pitada de sal

Continua após o anúncio

    Mas, antes de seguir para o modo de preparo das panquecas doces, precisamos destacar dois ingredientes. A farinha de trigo é peneirada antes de entrar na receita, enquanto o ovo é batido.

    Modo de preparo

    Antes de tudo, em um bowl, misture o ovo batido, o leite e o óleo. Então, acrescente o açúcar, o sal e a farinha de trigo e mexa até ficar uma massa homogênea. Por fim, adicione a baunilha e o fermento e mexa apenas o suficiente para incorporar. A massa ficará líquida, como no exemplo do vídeo abaixo.

     

    Então, aqueça uma frigideira antiaderente e, com uma concha pequena, coloque a massa no centro da frigideira. Quando começarem a subir bolinhas na massa, vire-a para assar do outro lado, sendo que o ponto vai depender do gosto de cada um, pode ser mais clara ou escura. O mesmo vale para o tamanho das panquecas, que podem ser maiores ou menores.

      O rendimento da receita varia bastante de acordo com o tamanho que você faz as pancakes. No meu caso, por exemplo, eu fiz um tamanho médio para pequeno e o rendimento foi de 12 unidades. Assim como, eu costumo fazer de tamanhos diferentes para saciar tamanhos distintos de fome.

      Por fim, quando o assunto são os acompanhamentos, vale se jogar e desbravar as possibilidades da sua geladeira. Se for café da manhã, manteiga e requeijão são excelentes acompanhamentos, bem como mel e frutas.

      Por outro lado, se a ideia for servir feito uma sobremesa, abuse do doce de leite, calda de chocolate e até mesmo sorvete. Desta vez, eu aproveitei os morangos e o doce de leite que tinha na geladeira e comi de lanche da tarde. Seja como for, posso te garantir, essa receita sempre faz o dia ser mais gostoso e, se eu fosse você, testaria com ou sem as crianças para ajudar.

       

      Etiquetas
      Mostrar mais

      Isabel Raia

      Na equipe desde 2014, Isabel Raia é editora de Prazeres da Mesa. É formada em jornalismo, pela PUC-SP e pela Universidad de Castilla-La Mancha (na Espanha), e pós-graduada em Cozinha Brasileira, pelo Senac. Isabel tem na gastronomia uma de suas grandes paixões (principalmente se a receita incluir queijo ou chocolate).

      Artigos relacionados

      Botão Voltar ao topo
      Fechar