Destaque PrincipalReceitasReportagensSobremesas

Chef ensina receita exclusiva de torta de limão

Niamh Larkin, chef executiva de confeitaria do hotel 45 Park Lane, em Londres, conta o passo a passo para uma sobremesa de sucesso

Quando era criança, Niamh Larkin vivia em uma fazenda de gado leiteiro em Limerick, na Irlanda. Ali, aprendeu a cozinhar ao lado de sua mãe até que, anos mais tarde, apaixonou-se por assar bolos e sobremesas. “Uma amiga abriu uma empresa de bolo e me deixou ajudar a criar as receitas. Foi ai, então, que tudo começou”, conta a atual chef executiva da confeitaria do hotel londrino 45 Park Lane. Sendo que hoje ela divide conosco sua receita de torta de limão.

Ela entrou para a família Dorchester Collection há cerca de 11 anos. Começou como segunda commis chef, em The Dorchester. “Em seguida, assumi o cargo de chef de partie no Coworth Park antes de fazer parte da equipe de abertura da 45 Park Lane em 2011, onde agora sou chef executiva de confeitaria.” Então, entre as muitas paixões de sua vida, Niamh conta que ama viajar e que tem Nova York como um de seus destinos mais queridos. “Foi uma das minhas experiências gastronômicas favoritas. Isso porque há de tudo por lá, desde o minimalismo refinado até algo escandalosamente ostensivo!”, diz.

A chef Niamh Larkin. Foto: Dorchester Collection/ divulgação.

Foi dessa experiência, portanto, que nasceu uma série de inspirações que, posteriormente, foram levadas pela chef para o restaurante do hotel. “Um exemplo é o clássico americano Twinkie. Criamos nossa versão de manteiga de amendoim e geleia e os hóspedes adoraram.”

Continua após o anúncio

Já quando está em casa, a chef conta que ama preparar crumble de maçã com creme e sorvete. “É uma comida perfeita para o conforto, além de ser um verdadeiro mimo se o clima lá fora estiver ruim. Contudo, se meu marido e eu estamos dando uma festa de jantar, eu amo fazer suflês e realmente impressionar nossos convidados.” Sobre os preparos que não podem faltar em sua geladeira, ela conta que sempre tem leitelho para que possa fazer pães de soda. Embora os pães frescos costumem acabar rapidamente em sua casa.

A torta de limão

Sobre a torta de limão, Niamh conta que, apesar de os Estados Unidos serem conhecidos por sua variedade de tortas, essa se destaca. “Eu amo o sabor e é fácil de preparar. Confie em mim, quando você a fizer em casa, sua família vai adorar!”, afirma. Tanto é que, segundo a chef, sempre que essa receita está no menu do CUTcakes&Tea, é garantia de sucesso. “É um dos pratos mais populares. É deliciosamente refrescante, mas também muito delicada.”

Por fim, ela diz que o leite condensado é um item indispensável nesta receita, porém a cobertura pode ser adaptada. “Você pode escolher. Às vezes, faço um merengue italiano para finalizar.”

Os ingredientes para a torta de limão
  • 480 g de creme de leite fresco
  • 260 g de leite condensado
  • 200 g de biscoito Digestive em migalhas
  • 110 g de manteiga derretida
  • 30 g de açúcar mascavo
  • 350 ml de suco de limão (ou cerca de 24 a 36 limões espremidos)
  • 10 gemas de ovos
  • Raspas de limão para decorar
Modo de preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 140° e comece a fazer a massa da torta misturando bem as migalhas do Biscoito Digestive, a manteiga derretida e o açúcar mascavo em uma tigela de aço inoxidável.
  2. Pressione a massa preenchendo e moldando o interior de uma assadeira redonda de 25 centímetros, deixando a massa com cerca de 6 milímetros de espessura.
  3. Para o recheio misture as gemas dos ovos com o leite condensado. Adicione o suco de limão e mexa até ficar homogêneo.
  4. Despeje sob a massa da torta preparada e leve ao forno por aproximadamente 40 a 45 minutos. A parte cremosa deve ficar ligeiramente firme ao toque.
  5. Deixe esfriar, cubra com plástico-filme e leve à geladeira.
  6. Bata o creme de leite fresco e o açúcar até ficar firme.
  7. Usando um saco de confeiteiro com bico de estrela, crie as rosetas sobre a torta. Por fim, rale algumas raspas de limão por cima.

Receita da chef executiva de confeitaria, Niamh Larkin, do hotel 45 Park Lane

Etiquetas
Mostrar mais

Isabel Raia

Na equipe desde 2014, Isabel Raia é editora de Prazeres da Mesa. É formada em jornalismo, pela PUC-SP e pela Universidad de Castilla-La Mancha (na Espanha), e pós-graduada em Cozinha Brasileira, pelo Senac. Isabel tem na gastronomia uma de suas grandes paixões (principalmente se a receita incluir queijo ou chocolate).

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar