Entre na aula ao vivo no Instagram @prazeresdamesa

 

Receita: Torta de Chocolate e Caramelo

Rendimento: 1 torta de 24 cm de diâmetro ou 10 fatias

 

Massa sucrée de chocolate

250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga sem sal
100 g de açúcar refinado
70 g de farinha de amêndoas
25 g de cacau em pó
1 ovo médio
2 pitadas sal

Ganache

190 g de chocolate ao leite
150 g de creme de leite fresco
120 g de chocolate meio amargo 50%
35 g de mel

Caramelo macio de leite condensado

125 g de açúcar
100 g de leite condensado
100 g de glucose
60 g de água
60 g de manteiga sem sal
1 colher (café) de sal refinado

Modo de preparo

Massa sucrée de chocolate

No processador de alimentos
1 Coloque todos os ingredientes e bata até que fique homogêneoou ou na batedeira

1 Com a raquete, bata a manteiga com o açúcar até que fique homogêneo. 2 Adicione o ovo e bata até ficar cremoso. Adicione então a farinha de amêndoas. 3 Por fim, adicione o sal, cacau em pó, a farinha de trigo e misture.

3 Faça um retângulo com a massa, depois feche com filme plástico de forma que fique bem vedada, e leve à geladeira por ao menos 1 hora antes de usar. O ideal é que descanse na geladeira por 4 horas. 4 Abra a massa com um rolo e coloque em uma forma de 24 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Fure o fundo com o garfo. 5 Leve ao freezer por 10 minutos antes de assar. 6 Pré-aqueça o forno a 160 ºC. 7 Asse por 15 minutos, virando a assadeira no meio do processo para que a cor fique completamente uniforme. 8 Retire do forno e reserve.

Ganache

1 Leve ao fogo o creme de leite e o mel. 2 Aqueça entre 45-50 °C, remova do fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos. 3 Derreta os chocolates no micro-ondas de 30 em 30 segundos em potência média, até atingir entre 45-50 °C sempre mexendo um pouco. 4 Despeje o creme de leite sobre os chocolates derretidos. 5 Misture com o auxílio de um mixer ou um até obter uma mistura lisa e homogênea.

Caramelo macio de leite condensado

1 Em uma panela de fundo grosso junte a água, a fava de baunilha raspada (opcional) e o leite condensado. 2 Leve ao fogo alto mexendo constantemente até que levante fervura. 3 Remova do fogo e adicione a glucose e volte ao fogo médio, mexendo delicadamente e controlando a temperatura com um termômetro. 4 Ao atingir 110 ºC, adicione a manteiga cortada em cubos e mexa sempre até atingir 114 °C. 5 Adicione então o sal e remova do fogo. 6 Transfira rapidamente para a massa pré-assada já montada e deixe resfriar em temperatura ambiente.

 

Live

 

 

Veja no Instagram:

Veja a live

 

Realização



Patrocínio Oficial

tres corações

Botão Voltar ao topo
Fechar