Destaque PrincipalNotícias

Pela restauração mundial

Organização do 50 Best promove leilão gastronômico para ajudar a recuperação do setor no pós-pandemia. Iniciativa brasileira sem fins lucrativos, Nossoprato.org foi selecionada para receber doações

Desde que a quarentena começou, vimos muitas ações sociais acontecerem. Fosse para ajudar pessoas em vulnerabilidade social; ou para cuidar dos profissionais que estão na linha de frente, combatendo o novo coronavírus e ajudando na salvação daqueles que contraíram a doença. E entre tantas belas atitudes, a organização do 50 Best – prêmio que, anualmente, destaca os melhores restaurantes do mundo, da América Latina e da Ásia; lançou o 50 Best ‘Bid for recovery’. Ou seja, no dia 3 de julho, a organização fará um leilão on-line com a intenção de arrecadar verbas para ajudar restaurantes e projetos sociais ao redor do globo. Serão, portanto, mais de 100 produtos leiloados, entre experiências exclusivas e itens de edição limitada.

Desse modo, quem participar do leilão poderá dar lances para experiências diversas. Como, por exemplo, passar um dia com o atual melhor chef do mundo, Mauro Colagreco (Mirazur, França) e com sua mulher, Julia. Os vencedores do prêmio ainda terão a oportunidade de almoçar com o chef na pizzaria orgânica Pecora Negra, e provar a cozinha criativa do Mirazur. Outro exemplo entre as experiências leiloadas está ser recebido por Dominique Crenn (Atelier Crenn, EUA). Ao lado dela, participará de atividades que vão desde produção de azeite de oliva, até a degustação de vinhos californianos e um menu degustação do premiado restaurante da chef. Ademais, entre as experiências no Brasil, serão leiloados três dias de “safari culinário” em A Casa do Porco Bar, em São Paulo.

Como serão as doações

O leilão será encerrado no dia 12 de julho e, então, o 50 Best distribuirá a verba entre os restaurantes, bares e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo. Os critérios para a seleção de bares e restaurantes devem ser publicados em breve, de modo que haja a garantia de que os fundos serão distribuídos e empresas lideradas por indivíduos de diversas origens.

Continua após o anúncio

Já em relação às organizações sem fins lucrativos, serão feitas doações adicionais a instituições identificadas como apoiadoras do setor de alimentos e bebida, bem como de pessoas. O Nossoprato.org foi uma das ações selecionadas nesta etapa. A iniciativa nasceu da parceria da Central de Cozinha, do Mundo Mesa, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da plataforma Doe Certo. E funciona como um círculo virtuoso, em que qualquer um pode doar um prato de comida por 9 reais. Esse valor, então, é repassado ao restaurante que preparará a refeição e doará a profissionais da saúde e a Ongs, que trabalham com pessoas em situação de risco.

Por fim, o 50 Best se uniu ao Movimento Gastronomia Social, que atua em 38 países, para doar um milhão de refeições aos mais necessitados. E será publicado um livro de receitas, intitulado de “Home Comforts: simple lockdown recipes from the world’s best chefs and bartenders”, com preparos de grandes chefs e bartenders de todo o mundo. A publicação estará disponível para download a partir de 1º de julho, mediante a doação mínima de 10 dólares.

Os detalhes do leilão podem ser conferidos no link.

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar